De porto em porto

As passagens da educadora Laura Jacobina Lacombe – destacada militante do laicato católico – por diversas instituições lhe permitiram ultrapassar fronteiras geográficas e estabelecer redes de idéias e afetos com educadores de várias instituições de ensino, entidades científicas, associações religiosas e organizações não governamentais. Os documentos deixados – cartas, relatórios, álbuns de viagem, publicações e fotografias – testemunham não só seus percursos mas, sobretudo, os modos como lançou mão das viagens à Europa, América do Norte e América do Sul, entre 1925 e 1980, como importante dispositivo de circulação e apropriação de
modelos pedagógicos. As inúmeras travessias que empreendeu, muitas delas de navio, lhe permitiram ancorar em diferentes cidades para conhecer, comparar, debater, dar a ver, legitimar e se legitimar na cena educacional de seu tempo.

Também lhe possibilitaram encontrar, em cada uma, um porto seguro, um abrigo nas idéias que começavam a ganhar visibilidade no campo educacional. Por isto, instigaram alunos e alunas de Pesquisa e Prática Pedagógica do Curso de Pedagogia que surpreenderam a educadora em cursos, missões e congressos no Institut Jean Jacques Rousseau, no IV Congress International d’Education Nouvelle, no Teachers College da Columbia University e nas assembléias mundiais da Organização Mundial para a Educação Pré-Escolar, realizadas ao redor do mundo. Ao desembarcar no Rio de Janeiro, trazia as contribuições escolanovistas que alimentaram tanto a sua intervenção nos debates que arrebataram católicos e pioneiros como a produção e difusão do discurso educacional católico, do qual foi uma de suas principais formuladoras e disseminadoras.

Ana Chrystina Mignot
Professora Titular
Faculdade de Educação
Universidade do Estado do Rio de Janeiro