Sobre

Escola e Memória

Trata-se de um grupo de pesquisa organizado a partir de relações previamente estabelecidas, o que pode ser evidenciado no conjunto das investigações desenvolvidas por seus integrantes, cuja ênfase recai na análise das instituições e práticas educativas, com base na pesquisa histórica. As pesquisas realizadas contam com o apoio das agências de fomento e os pesquisadores, em sua maioria, concluíram orientações de teses e/ou dissertações de mestrado. A difusão dos trabalhos realizados tem se dado, de modo privilegiado, na organização de congressos, encontros, seminários, cursos, exposições, documentários, livros e coletâneas, além de publicação de capítulos de livros e artigos em periódicos. Produção acadêmica que, resultante de preocupações assemelhadas, também vem sendo veiculada, de modo regular, em fóruns nacionais e internacionais.

Líder

Ana Chrystina Venancio Mignot

Professora Titular da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), da qual é Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação. Doutora em Ciências Humanas – Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1997) e Mestre em Educação pela mesma instituição (1988). Autora de livros, organizadora e co-organizadora de coletâneas que reúnem historiadores da educação brasileiros e estrangeiros, tem publicações no Brasil, Argentina, Portugal, Itália, França, México, Espanha e Canadá. Foi curadora de exposições sobre escritas escolares, cartas de leitores e viagens de educadores em importantes espaços culturais. Presidiu a Comissão Organizadora Local do IX Congresso Iberoamericano de História da Educação Latinoamericana (2009), e a Comissão Organizadora do VI Congresso Internacional de Pesquisa (Auto)biográfica (2014) e foi Coordenadora Geral da 14 Reunião Regional da Anped Sudeste (2020). Atuou como membro de comissão organizadora e de comitês científicos de eventos acadêmicos internacionais, de comissões de avaliação da CAPES, da FINEP, da FAPERJ e da FAPEMA.

Atualmente, é Coordenadora de Projeto de Internacionalização Capes/Print, integra a diretoria da Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica (BioGraph), o conselho científico de editoras, coleções publicadas no país e no exterior e revistas especializadas: Cadernos de História da Educação, Educação em Questão, Le sujet dans la Cité e Revista da FAEBA – Educação e Contemporaneidade. Tem se dedicado a pesquisar a história da educação, notadamente trajetórias de educadores e produção e circulação de modelos educacionais e práticas pedagógicas escolanovistas. Pesquisadora do CNPq, Cientista de Nosso Estado (FAPERJ) e Procientista (UERJ/FAPERJ).